imagem profissional

Todos nós sabemos que as redes sociais vieram para ficar e que cada vez mais milhares de pessoas, de todas as idades fazem uso das redes para se conectarem com outras pessoas e compartilhar parte do seu dia-a-dia. Essa necessidade de estar sendo visto e de se conectar com o outro pode ser muito benéfico, mas também pode ser extremamente prejudicial para a sua imagem profissional.

Talvez você ainda não tenha se dado conta do quanto a sua imagem nas redes sociais tem o poder de gerar valor para a sua carreira profissional, afinal elas oferecem grandes oportunidades para você se vender, oportunidades de contratação, de negócios e de validação profissional.

Muitas pessoas pensam que o seu perfil pessoal é dissociado da sua imagem profissional, e que a sua vida pessoal não interfere na sua carreira profissional. Se você pensa dessa forma você está cometendo um grande erro. Gerir a presença online para que perfis profissionais e pessoais não transmitam mensagens ambíguas sobre você é uma atitude importante para evitar prejuízos à sua reputação.

Que comportamentos nas redes sociais podem prejudicar a imagem profissional?

Pesquisa realizada pela OfficeTeam, empresa que pertence a Robert Half, com 300 gerentes de RH aponta que para 45% deles postagens inadequadas podem tirar participantes dos processos seletivos. Além disso, um em cada três recrutadores entrevistados considera que fotos inadequadas também são motivo para cortar um profissional de uma seleção. Isso mostra que cada vez mais os recrutadores recorrem ao seu perfil pessoal nas redes sociais antes de contratar alguém. Eles buscam saber sobre o seu cotidiano, suas atitudes, comportamento e se a sua imagem vai prejudicar a imagem da empresa caso você seja contratado.

Segundo a pesquisa realizada pela equipe da Office Team, os comportamentos que mais prejudicam a imagem de um profissional são:

Críticas em excesso

Criticar desde os colegas de trabalho a temas políticos, pois esse comportamento pode ofender ou causar mal-estar por conta de tornar pública sua opinião sobre atos e pessoas.

Selfies a todo o momento

Publicar selfies em todos os lugares, inclusive no trabalho pode passar a impressão de uma pessoa vaidosa e de ego inflado e caso colegas de trabalho, recrutadores ou chefes vejam fotos inadequados ou em horários de trabalho, sua imagem profissional pode ser prejudicada.

Postar sobre tudo

Tudo o que acontece em sua vida, desde viagens, refeições, checkins em todos os restaurantes e locais, livro que está lendo, posts de roupa de praia, com bebida alcoólica etc., além de tornar você uma pessoa chata, aumenta as chances de você publicar algo que possa comprometer a sua imagem.

Acumular conexões

Não selecionar as pessoas em sua rede e mandar convites para qualquer um, acaba formando uma rede de contatos vazia e ineficiente e que nada acrescenta a sua carreira.

Se mostrar ausente

Ter um perfil só para visualizar o perfil dos outros e nunca postar nada principalmente o perfil do linkedin, faz você perder visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho. Ou então visualizar as postagens nos grupos de trabalho no wattsapp e nunca responder ou comentar.

Essa pesquisa vem reforçar o cuidado que você deve ter em relação ao uso das redes sociais. Escolher quais redes, de que forma serão usadas e com quem serão compartilhadas é o ponto de partida para o bom uso delas. Mesmo com a possibilidade de estabelecer a privacidade, não se esqueça de que as pessoas olham o perfil umas das outras nas redes, comentam, salvam e compartilham o que encontram.

Então sempre pense antes de postar: Isso vai agregar valor para a minha imagem profissional? Isto está condizente com os meus adjetivos e com os meus objetivos profissionais? Isto é o que eu quero que as pessoas vejam sobre mim?  Se estiver alinhado com o que você deseja para si mesmo, tranquilo, vá em frente, mas se existir qualquer dúvida, não poste!

Cuide da sua imagem como um todo, afinal: NÃO BASTA SER, TEM QUE PARECER.

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  1. […] redes sociais são uma extensão da sua imagem pessoal. Portanto, você precisa pensar no que publicar, sempre […]

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