transição de carreira

Fazer uma transição de carreira nem sempre é uma decisão fácil, mas algo extremamente necessário para a sua realização pessoal e também profissional.

É comum as pessoas se arrependerem de terem escolhido determinada carreira, seja porque essa escolha foi feita por influência dos pais, porque era muito jovem para decidir ou por causa do desconhecimento mais profundo da profissão.

A boa notícia é que sempre é tempo de fazer uma transição de carreira. Ao longo desta leitura, eu vou mostrar para você como fazer e como eu posso ajudá-la. Acompanhe!

Como fazer a transição de carreira?

Fazer a transição de carreira requer planejamento. Veja alguns passos que você deve seguir!

Invista no seu autoconhecimento

O primeiro passo para uma transição de carreira é investir no seu autoconhecimento. O que você gosta de fazer? O que a motiva? Quais são seus pontos positivos?

Essa é a etapa da definição dos seus objetivos e eles precisam estar muito claros para que você consiga se posicionar adequadamente na nova profissão.

A partir disso, é possível traçar uma estratégia para que você comece a buscar os caminhos e ferramentas necessários para fazer a transformação que deseja.

Calcule os riscos e conte com a ajuda de parceiros

Lembre-se que suas atitudes devem ser calculadas para aumentarem as suas chances de sucesso. Nesse momento, também é importante contar com a ajuda de parceiros, fortalecer o seu network, estudar, saber mais sobre o mercado ou a nova profissão que deseja seguir.

Adquira novas habilidades e conte a sua história

Você precisa adquirir habilidades para contar às pessoas quem você é e o que tem a oferecer para o mercado de trabalho com seus diferenciais.

Uma boa forma de fazer isso é contar a sua história, tanto pessoal quanto profissional. Se você pretende atuar como consultora, por exemplo, pode traçar uma linha do tempo da sua carreira para mostrar às pessoas como você evoluiu e está preparada para a nova profissão.

Ou seja, fazer o seu marketing pessoal é importante para que todos entendam que você é um ativo que pode gerar valor para elas e para o mercado.

Use as redes sociais

Uma forma de contar as suas histórias para um maior número de pessoas e ainda focar no seu público-alvo é usar as redes sociais. Elas dão visibilidade e, se usadas da forma correta, podem somar tanto na sua imagem pessoal quanto profissional.

Como um personal branding pode ajudar na transição de carreira?

Saber onde quer chegar e como trabalhar a sua comunicação, imagem pessoal e profissional são ações fundamentais para ter sucesso nos novos desafios de carreira. Mas não é só isso.

Quando você tem estratégias bem definidas e conta com os profissionais certos para auxiliá-la, as chances de sucesso são muito maiores. Isso porque, além de passar autoridade em seus serviços, você passa a gerar valor por meio da sua marca pessoal.

Ao contar com um personal brander, os seus talentos, os atributos da sua marca e o seu diferencial profissional serão evidenciados, e também será criada uma estratégia para você alcançar o sucesso e o reconhecimento profissional que tanto deseja.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer a transição de carreira é algo possível, mas para isso você precisa de ferramentas adequadas e contar com as pessoas certas.

Eu, Mara Lauxen, ajudo profissionais como você a definir objetivos e traçar um plano de transição de carreira. Entre em contato comigo para saber como posso ajudá-la!