marca pessoal de valor

Para ser bem sucedido no ambiente de trabalho, você precisa compreender que é o único responsável pelo seu desenvolvimento profissional, e lembrar que todas as ações que você faz desde o início de sua carreira profissional, mais a sua imagem pessoal, formam ao longo de sua carreira profissional a sua marca pessoal de valor, o seu nome, e é por este conjunto que você será lembrado positiva ou negativamente.

O que é imagem pessoal?

A imagem pessoal é o que eu vejo em você em um primeiro momento, o seu jeito de se vestir, se está adequado ao ambiente de trabalho ou não, sua higiene pessoal, a maneira como você cuida do seu cabelo, a maneira como você se coloca perante as pessoas, o modo que você as cumprimenta e o seu tom de voz, isto é, sua linguagem corporal. Todos esses aspectos formam a sua imagem pessoal.

O que é imagem profissional?

Neste momento você deve estar se perguntando, mas o que difere imagem pessoal da profissional? A imagem profissional é formada por todos os aspectos da imagem pessoal mencionados acima e pelo conjunto de ações, comportamentos, atitudes, postura profissional, ética, bem como pelo seu conhecimento, habilidades e competências. Isso tudo é a sua imagem profissional que é o seu nome, a sua marca no mundo.

Você já se perguntou o que sua imagem está comunicando? Será que você está construindo uma marca pessoal de valor? Quanto vale o seu nome?

Nunca foi tão importante cuidar da imagem como nos dias atuais, e o mais importante é que a sua imagem pode ser administrada, construída de maneira que valide ainda mais a suas competências e as suas habilidades. Talvez você esteja se perguntando como fazer pra construir esta imagem, não é mesmo?

Bem, a boa notícia é que se você se propuser e seguir os 5 passos abaixo, você terá todas as condições de consolidar a sua marca pessoal no mercado de trabalho.

Primeiro passo

Pergunte a si mesmo quais são os seus pontos fortes, suas qualidades, os seus dons. Se não tem certeza, peça a opinião dos colegas, dos amigos e invista neles, reforce-os,

Segundo Passo

Procure descobrir como está sua imagem pessoal, sua higiene, cuidados com o cabelo, barba, unhas, maquiagem etc…, e corrija o que não estiver bom.

Terceiro Passo

Cuide da sua linguagem corporal, preste atenção na sua postura ao andar, sentar e na maneira como você se posiciona ao falar com as pessoas. É com um posicionamento elegante e interessado ou de braços cruzados demonstrando impaciência? Cuide do seu tom de voz, olhe nos olhos, mostre interesse, sem dúvida, isso trará bons resultados.

Quarto Passo

Seja cuidadoso no seu ambiente de trabalho mantendo o local limpo e organizado, tendo sempre um excelente convívio com os colegas, mantendo o respeito, evitando fofocas, não sendo invasivo, preservando a hierarquia com os seus superiores, sendo pontual e se prontificando a ajudar os seus colegas sempre que possível.

Quinto Passo

Construa uma carreira pautada pelos valores da ética profissional, tendo sempre em mente a honestidade, a generosidade, a prudência, a humildade, a imparcialidade e o sigilo no seu ambiente de trabalho, lembrando sempre que estes aspectos precisam ser acompanhados da sua competência e pelo seu desejo de fazer sempre mais pela sua empresa e pela sua equipe.

Neste momento você já percebeu a importância de criar uma sua marca pessoal de valor, e o quanto ela pode fazer por você, e é fundamental você focar na mensagem que quer passar através dela, afinal:

“NÃO BASTA SER COMPETENTE, TEM QUE PARECER COMPETENTE E TER VALOR.”

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] a pesquisa realizada pela equipe da Office Team, os comportamentos que mais prejudicam a imagem de um profissional […]

  2. […] falar sobre personal branding, mas não sabem como ele funciona e, principalmente, como a sua marca pessoal desalinhada pode estar impedindo seu crescimento […]

Os comentários estão fechados.