imagem pessoal

Nos dias de hoje muitas pessoas já perceberam que a imagem pessoal é essencial na busca do sucesso e do reconhecimento profissional. Porém, saber da importância da imagem na sua carreira nem sempre resolve outro problema, que é como mostrar o meu melhor através da minha imagem. A tarefa de descobrir o que fazer para que a sua imagem reflita os seus talentos, suas habilidades nem sempre é tão fácil de ser resolvida, ela inicia com o autoconhecimento.

Hoje darei sete dicas básicas pra você começar a descobrir o que é importante e o que você quer mostrar através da sua imagem, afinal a sua imagem deve transmitir suas características e competências.

  • Exercite o autoconhecimento: Quais são teus sonhos, o que você almeja para a sua carreira, qual o segmento em que você atua?

Se você não sabe quem você é, acaba cometendo um grande erro, que é seguir certo código genérico, se arrumando da mesma forma que os outros e dando atenção apenas para o visual. Você deve pensar que mensagem gostaria de passar através da sua imagem: imagem mais clássica, mais séria, mais moderna, inovadora. Você deve parar em frente ao espelho, se olhar e descrever seus atributos, e olhar se esses adjetivos estão em sintonia com a sua vida profissional e com a sua imagem.

  • Não siga os outros: Procure sua individualidade, sua essência. Não dá para seguir um manual geral. A aparência tem que ser coerente com o que você quer e não com os outros. Você precisa saber exatamente o que você quer o que gosta o que quer mostrar, e a partir daí usar aquilo que expressa a tua individualidade, mantendo sempre o “equilíbrio” entre a sua aparência e a sua reputação profissional.
  • Cuidado com os exageros: o excesso de cuidado com a aparência, com a vestimenta e a extrema valorização destas, pode passar uma impressão de “futilidade”, e no ambiente profissional essa mensagem é completamente prejudicial. Encontre o equilíbrio entre sua essência e uma aparência bem cuidada e vestimentas adequadas a sua profissão.
  • Cuida da sua imagem: Depois que você identificou seus adjetivos, já se conhece bem, respeita sua individualidade, é importante fazer uma reflexão se isto está ajustado com o que você coloca nas redes sociais, já que elas oferecem muitas oportunidades para você se vender e gerar valor para a sua imagem. Então sempre pense antes de postar: Isso vai agregar valor pra minha imagem profissional? Na dúvida não poste.
  • Valorize a opinião dos outros: Segundo Suely Murtinho, coordenadora de Gestão e Recursos Humanos da Veris Faculdade, “só existe imagem pessoal se existir outra pessoa para avalia-la”, por isso é importante valorizar e respeitar a opinião dos outros, para que você possa estar sempre se avaliando, se aprimorando e aberto às mudanças que possam melhorar a tua imagem pessoal.
  • Nunca relaxe: Às vezes o profissional cai no comodismo, já alcançou os seus sonhos, ou acha que já não reparam mais nele, e por esses ou mais motivos, acaba deixando de lado o cuidado com a sua imagem. Nunca descuide da sua imagem, afinal você pode servir de exemplo para varias pessoas e deve continuar se valendo das ferramentas que lhe levaram ao sucesso.
  • Nunca se esqueça de sorrir: Não adianta ter uma aparência incrível, saber se vestir adequadamente em todos os ambientes se não for capaz de ser gentil e educado. Sorria sempre, use e abuse das palavras mágicas “obrigado”, “desculpa”, “por favor”, “com licença”, etc…, desta forma você estará gerando empatia nas pessoas e consolidando ainda mais a tua imagem pessoal.

Coloque essas dicas em ação, esteja sempre atento em mostrar o seu melhor, e trabalhe para que a sua imagem pessoal revele o teu melhor, a tua essência.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] lembrar que todas as ações que você faz desde o início de sua carreira profissional, mais a sua imagem pessoal, formam ao longo de sua carreira profissional a sua marca pessoal de valor, o seu nome, e é por […]

  2. […] Hoje eu vou falar para vocês sobre a influência que o ambiente de trabalho e os locais que você frequenta exercem sobre a imagem pessoal. […]

Os comentários estão fechados.