ser produtiva no trabalho

Produtividade é um conceito que está relacionado com eficiência. No mundo em que a tecnologia acelera a chegada das informações e em que precisamos mostrar resultados constantemente, ser produtiva no trabalho é uma necessidade de muitas mulheres.

No entanto, existem alguns mitos sobre esse assunto que podem acabar nos desmotivando. Ser multitarefa ou estar sempre ocupada, por exemplo, não são sinônimos de produtividade. Cultivar hábitos saudáveis e ter uma rotina organizada está muito mais relacionado com a sua capacidade de produzir.

Pensando nisso, preparei este artigo para com dicas de como ser produtiva no trabalho. Continue a leitura e confira!

Use aplicativos

Mesmo que a tecnologia pareça uma grande vilã da produtividade, ela pode ajudar a otimizar a organização e o controle de tarefas. Ao aproveitar melhor o tempo, sua rotina fica mais eficiente e a sensação de sobrecarga ao final do dia diminui.

O Evernote e o Trello, por exemplo, são boas opções de aplicativos que ajudam a melhorar a gestão do tempo. Essas ferramentas são ideais para quem trabalha o dia inteiro com informações e precisa organizá-las de forma eficaz.

Planeje a sua rotina

Organização é a palavra-chave para dar conta de todas as demandas. Para isso, o ideal é ter uma agenda de tarefas e saber organizá-la de acordo com o que realmente importa. Isso ainda ajuda a identificar o que traz mais resultados positivos entre todas as suas tarefas diárias.

Para fazer o planejamento, comece listando todas as atividades que você tem na semana. Não deixe de verificar os prazos de cada uma, pois isso ajuda a focar no que realmente importa.

Defina prioridades

Ser produtiva significa saber o momento certo de realizar uma tarefa. Por isso, esse é um passo fundamental do seu dia. Uma atividade importante pode não ser urgente, por exemplo, o que caracteriza graus de prioridades diferentes.

Tente categorizar as tarefas de acordo com as combinações a seguir:

  • não urgentes e não importantes;
  • não urgentes e importantes;
  • urgentes e não importantes;
  • urgentes e importantes.

As atividades com as últimas características devem ser feitas agora. Ao definir prioridades e urgências, fica muito mais fácil organizar a rotina de trabalho.

Delegue tarefas

Você sabia que não precisa dar conta de tudo sozinha? É natural e muito saudável que comece a delegar tarefas sempre que necessário. Quando existem muitos projetos a serem realizados em uma empresa, confiar funções e tarefas a outras pessoas permite a contribuição real da equipe, resultando no sucesso do trabalho.

Nesses casos, o ideal é deixar de controlar tudo sozinha para ter uma perspectiva mais geral que ajude a tomar as decisões corretas. Isso não significa deixar todo o trabalho de lado, mas sim permitir que os colegas assumam responsabilidades e cumpram as tarefas.

Definir sistemas de monitoramento adequados permite entender em qual momento é necessário conversar com os funcionários e quando avançar nas etapas dos projetos.

Tente colocar todas as dicas em prática para ser produtiva no trabalho. Além disso, é fundamental respeitar seus limites e cuidar da sua saúde mental para conseguir ter uma relação saudável com as suas tarefas profissionais.

Gostou do conteúdo? Então, complemente a leitura e confira por que as mulheres devem ter tempo para se capacitar e como conseguir isso.