Não é segredo que a mulher faz sucesso no mercado de trabalho atual. Versáteis, determinadas e, ao mesmo tempo, mais sensíveis às questões humanas, elas têm superado todas as dificuldades que encontram pelo caminho rumo ao sucesso — e estão chegando lá, ocupando cargos de liderança e fazendo a diferença.

E é justamente sobre isso que quero conversar com você hoje. Vamos, juntas, traçar um panorama sobre a nossa posição no mercado de trabalho, falando sobre as nossas qualidades e desafios? Então, venha comigo!

Os diferenciais da mulher no mercado de trabalho

Força, resistência e coragem são atributos demonstrados pelas mulheres desde os tempos mais antigos, de quando escutamos as histórias de mulheres que transformaram as suas realidades — afinal, nunca foi fácil conquistar espaço nesse mundo patriarcal em que vivemos.

Tivemos de lutar para conseguirmos votar, trabalhar e, até mesmo, sermos vistas como capazes de cuidar de nós mesmas sozinhas, sem a ajuda de um homem.

Além dessas qualidades que parecem já nascer dentro de nós, posso destacar que algumas características femininas acrescentam muito em nosso bom desempenho no mercado de trabalho, como:

  • a capacidade de ouvir e se colocar no lugar do outro, melhorando os relacionamentos e mediando conflitos;
  • a perseverança, afinal, somos acostumadas a lutar e não desistir facilmente dos nossos objetivos;
  • a facilidade em lidar com várias tarefas ao mesmo tempo;
  • a flexibilidade para encarar as mudanças com mais discernimento.

As maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres

Assim como é grande a nossa lista de qualidades, também é extensa a relação de desafios que temos de enfrentar todos os dias, se quisermos o nosso lugar ao sol no mercado de trabalho.

A desvalorização, infelizmente, é o maior deles. Em muitas organizações, as mulheres são vistas como mais fracas: além de receberem funções inferiores, não são incentivadas a galgarem posições melhores.

Além disso, a remuneração mais baixa ainda é uma realidade. A desigualdade salarial entre homens e mulheres persiste, mesmo com um número cada vez maior de profissionais do sexo feminino ocupando cargos de liderança.

As formas de se empoderar e superar os desafios

A partir do momento em que as empresas perceberem as características femininas como verdadeiros diferenciais competitivos, a realidade será outra — e bem melhor — tanto para as organizações quanto para as mulheres.

Mas se você não se sente valorizada como merece e acredita que tem muito mais a oferecer, comece dando o primeiro passo, que é acreditar em si mesma.

Digo isso porque muitas mulheres ainda não acreditam em seu potencial e acabam se acomodando nessa posição mais baixa em que, às vezes, são postas. Empodere-se, não tenha medo de fracassar ou de expor o que pensa. Afinal, se você não acreditar em você e não der valor às suas ideias, quem fará isso?

Organizar-se em múltiplas jornadas também é um desafio para muitas de nós, que precisamos cuidar da casa, da família, de nós mesmas e da carreira, tudo ao mesmo tempo. Mas é possível prosperar e alcançar o equilíbrio.

Uma dica interessante é se manter focada naquilo que está fazendo naquele momento: se está desenvolvendo um projeto no trabalho, faça-o; se está brincando com seu filho, brinque. Desenvolver uma atividade com o pensamento em outra só faz com que você não faça nenhuma delas da melhor forma.

Outra solução é contar com o apoio de um profissional estrategista em personal branding e carreira — e, nesse aspecto, eu posso ajudar! O foco do meu trabalho é ajudar a profissional a encontrar e mostrar o seu valor por meio de um profundo processo de conhecimento. Juntas, podemos fazer você brilhar e realizar os seus sonhos.

Gostou deste conteúdo? Quer ler mais sobre liderança feminina? Convido você para conferir este meu outro artigo e se inspirar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *