roupa adequada ao ambiente de trabalho

Você já se perguntou até que ponto a roupa pode interferir na carreira profissional e na forma como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho? Escolher a roupa adequada ao ambiente de trabalho definitivamente influencia no sucesso profissional.

A influência da roupa certa no sucesso profissional

Segundo uma pesquisa realizada pelo psicólogo Albert Merhabian, mais de 50 % da primeira impressão que você causa em alguém ao encontrá-la pela primeira vez está ligada à vestimenta e a tudo o que se refere ao exterior, ao que eu vejo em você em um primeiro momento, depois disso, existem outras características que influenciam como postura corporal, expressão, gesticulação e somente depois o conteúdo, isto é, as suas habilidades e competências.

O uso de vestimentas adequadas também é um requisito essencial ao comportamento humano nas organizações. Boas práticas nesta área vão influenciar diretamente no marketing pessoal, já que a maneira de vestir-se é um critério de avaliação na carreira e no ambiente profissional. Sendo assim, tudo isso tem proporções um pouco maiores neste contexto, e a escolha da roupa adequada ao ambiente de trabalho é fundamental para passar credibilidade e confiança. Muitas vezes exageramos na escolha da roupa de trabalho, usamos peças que não estão em sintonia com o ambiente mais sóbrio das empresas, e estas escolhas causam desaprovação nos colegas da empresa, mas principalmente nos nossos superiores e nas demais pessoas com as quais nos relacionamos neste universo que são os nossos clientes.

Como escolher a roupa adequada ao ambiente de trabalho?

Saber escolher as peças corretamente inspira profissionalismo e respeito aos colegas, chefes e clientes. Muitas vezes, a contratação também é influenciada pela roupa apresentada durante a seleção de emprego. Segundo especialistas, se você tiver o mesmo currículo que seu concorrente, e estiver disputando uma vaga ou uma promoção, quem se encaixar melhor nos códigos de vestimenta da empresa leva a melhor.  Por isso é importante que a primeira impressão deixada naquela ocasião seja mantida posteriormente no seu cotidiano das atividades profissionais. Nessas horas a ajuda de consultores de estilo e imagem pode ser uma boa opção para deixa-lo mais seguro quanto ao que usar.

Nossa aparência é nosso cartão de vistas e sobre isso estão os olhos das pessoas em um primeiro momento. Sendo assim, é imprescindível ser coerente e vestir-se adequadamente no ambiente de trabalho, e que sua vestimenta seja congruente ao ramo de atividade e área em que atua.  O ideal é você procurar saber quais são as normas de vestimenta da empesa em que você trabalha, isto é, o que pode e o que não pode. Este é o primeiro passo para você acertar a direção para ter sucesso nesta empresa.

É fundamental que você saiba que as empresas se preocupam cada vez mais com isso, já que o funcionário hoje é um grande reforço na imagem que a empresa pretende passar para o mercado, atuando como um cartão de visitas para a empresa.

Você deseja sucesso e reconhecimento em sua vida profissional?

Então invista em você, esteja adequado ao que a empresa espera de você e faça sempre o seu melhor, por você e pela sua empresa.

Lembre-se: Você é um tesouro e merece ter sucesso e ser muito feliz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *