relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

O brasileiro, de forma geral, é um povo caloroso que com poucos minutos de conversa já está contando suas intimidades e chamando todos de amigos. Mas no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho as coisas não podem ser bem assim.

Ao expor sua vida pessoal, colocar seus temores e dilemas em seu ambiente laboral, você está permitindo que suas aflições entrem em seu local de trabalho e coloquem em risco seu desempenho e reputação profissional, sabia?

Vamos entender como isso acontece e como evitar? Trouxe para você algumas informações sobre como gerenciar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Confira!

O que é relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

Relacionamento interpessoal, segundo a psicologia e sociologia, é a conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas em determinada condição, seja na vida pessoal, educacional ou profissional.

Portanto, quando falamos do ambiente de trabalho, estamos tratando as conexões vividas entre colegas de profissão, gestores, subordinados, parceiros, fornecedores e até clientes.

O relacionamento profissional, no entanto, nem sempre acontece de forma natural. Na maioria das vezes ele surge de forma artificial, ou seja, quando duas pessoas que não se conhecem são colocadas para trabalhar juntas.

Qual a sua importância?

É justamente por desconhecer as pessoas com quem está trabalhando que desenvolver suas habilidades para relacionamento interpessoal é tão importante. Isso tornará suas conexões mais relevantes, produtivas e menos conflituosas.

Influencia no desenvolvimento profissional

Uma conexão valiosa, por exemplo, pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Isso acontece quando você encontra um mentor no ambiente de trabalho ou um gestor que estimula você a buscar seus melhores resultados por perceber seu potencial.

Para conquistar essas conexões, no entanto, é preciso mostrar apenas suas qualidades e potencial de desenvolvimento e não detalhes da sua vida pessoal. E, claro, é preciso saber receber as orientações e incentivos.

Contribui para a reputação do profissional

A reputação do profissional está relacionada aos seus conhecimentos técnicos e também ao seu comportamento. Todos sabem que os demais possuem vida pessoal e problemas a enfrentar, porém, é esperado que cada um lide com eles de forma particular.

Ao expor seus problemas no ambiente profissional, você fica em uma posição fragilizada. Seus gestores e colegas até podem se solidarizar com você, mas para o desenvolvimento de sua carreira, isso pode significar envolvê-la menos nos desafios do negócio. Será que isso é realmente vantajoso?

Além disso, para seu equilíbrio emocional, ter o ambiente preservado e exclusivo para sua performance profissional garante que você mude o foco do problema, associe o trabalho com prazer e até mesmo consiga clarear suas ideias para resolver os dilemas pessoais em outro momento, entende?

Permite a criação de laços de inovação

O empenho em usar suas relações interpessoais apenas para o desenvolvimento do trabalho permite que você encontre parceiros e colegas de trabalho que tenham a mesma sintonia produtiva, criativa e intelectual.

Isso é motivador e pode fazer com que vocês ou todo o time envolvido tenham bons resultados, inovem e sobressaiam perante a organização.

Esse é o verdadeiro foco dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Criar conexões que ajudem em seu crescimento profissional e também nos resultados da empresa.

Como desenvolver essa habilidade?

Para se ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho não basta ser respeitoso e confiável, é preciso também entender o que deve ser trazido ou não para as relações profissionais.

Confundir a afinidade de trabalhar com outro profissional e uma amizade em que se confia detalhes de sua vida pessoal, dilemas e problemas que está enfrentando pode ser perigoso. Ainda que seja alguém em quem você confia, essa atitude pode fragilizá-la no ambiente de trabalho.

O melhor caminho, portanto, é trabalhar seu comportamento no ambiente da empresa de forma estratégica, fazendo uma consultoria de personal branding e carreira.

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é apenas um dos pontos que você deve trabalhar constantemente em sua trajetória profissional. Gosto muito de repassar alguns comportamentos sobre ele, inclusive.

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