planejamento de carreira e sucesso profissional

Você já ouviu falar que para quem não sabe onde deseja chegar, qualquer lugar serve? É exatamente isso que acontece com a sua carreira quando você não a planeja. Um planejamento de carreira é fundamental para o seu sucesso profissional, pois é por meio dele que você vai traçar as diretrizes em direção aos seus objetivos de crescimento profissional.

Ignorar essa importante etapa de planejamento pode custar muito caro, independentemente da fase da vida em que você esteja. Ao longo desta leitura, eu mostro para você qual a relação do planejamento de carreira e sucesso profissional, além de explicar como fazer. Acompanhe!

O que é planejamento de carreira?

Trata-se de um plano construído por empresas e profissionais para fazer uma projeção do crescimento e a evolução da carreira. De forma prática, o plano de carreira é uma ferramenta de planejamento da sua trajetória profissional.

De forma individual, esse planejamento pode considerar tanto o crescimento dentro da empresa quanto fora dela. Envolve estipular metas, estratégias e prazos para alcançar melhores oportunidades profissionais.

Já nas empresas, consta de um plano de hierarquias, em que o profissional tem uma trilha de quais competências precisa adquirir para alcançar cargos mais altos na companhia.

De modo geral, o plano de carreira é mais comum em grandes empresas, em que o setor de Recursos Humanos tem uma estrutura robusta e uma preocupação em atrair e reter talentos.

Qual a importância?

O plano de carreira é uma ferramenta fundamental para auxiliar as pessoas no direcionamento e busca por novas oportunidades de trabalho. Isso porque ele ajuda a identificar como você pode se preparar para o mercado e a moldar o seu currículo de forma a atingir os objetivos traçados com mais efetividade e consistência.

Como fazer um planejamento de carreira?

Agora que você já sabe o que é um plano de carreira e a sua importância, veja a seguir como fazer o seu!

Faça um mapeamento pessoal

Comece identificando quais são os seus valores pessoais, pelo que se interessa, quais são as suas motivações e medos, por que gostaria de executar tal tarefa e tudo o que move você em busca dos seus objetivos no trabalho. O autoconhecimento profissional é o primeiro passo para traçar onde você deseja chegar.

Mapeie suas competências

Faça uma lista com todas as habilidades técnicas e comportamentais que você desenvolveu ao longo da sua carreira profissional, considerando quais são os seus diferenciais e quais são aquelas competências que você precisa desenvolver. Considere, neste ponto, as suas capacidades de liderança e diferenciais para trabalhar em equipe.

Faça um mapeamento do mercado

Analise quais empresas você gostaria de trabalhar, em quais funções e áreas de relacionamento corporativo. De posse dessas informações, você terá condições de entender qual o caminho precisa percorrer, quanto investimento de tempo e dinheiro terá de dispor e como pode agilizar esse processo, se for o caso.

Crie um plano de ação

Conhecendo as suas competências e o mercado, chegou o momento de colocar no papel quais são os seus objetivos e prazos para atingi-los.

Essa é uma etapa fundamental para alcançar o sucesso profissional, tendo em vista que você poderá visualizar o que precisa fazer, e isso aumenta as suas chances de permanecer focado. Outra vantagem é que se torna mais fácil criar estratégias para você conquistar seus objetivos.

Como vimos ao longo deste post, o planejamento de carreira é um guia para levar você às posições desejadas com base em um planejamento prévio. É importante que você saiba que esse planejamento pode ser revisto a qualquer momento, e você pode fazer os ajustes necessários para se realizar enquanto profissional.

Se você gostou deste post sobre plano de carreira, entre em contato para saber como eu posso ajudar você a ter mais sucesso na vida profissional!