o que é ser resiliente

A resiliência é uma característica muito importante para quem deseja crescer e progredir na vida. Para que isso seja possível, precisamos sair da nossa zona de conforto e enfrentar alguns desafios. Mas afinal, o que é ser resiliente?

Uma pessoa resiliente é capaz de lidar com problemas, superar obstáculos, adaptar-se à mudanças e resistir à pressão que diferentes situações podem causar sem entrar em crise emocional, psicológica ou física. Para isso, é necessário saber encontrar soluções estratégicas para enfrentar as adversidades.

Além de entender o que é ser resiliente, é importante compreender como essa característica ajuda a se desenvolver e evoluir. Neste texto, vou te mostrar os benefícios da resiliência. Confira!

Ajuda na evolução pessoal

Para evoluir na vida pessoal, é necessário fazer algumas apostas e correr certos riscos. Quando tentamos mudar algo em nossas vidas, é comum cometer erros e enfrentar dificuldades. Por isso, a resiliência pode ser a grande diferença entre desistir no meio do caminho ou alcançar seus objetivos.

Nesse sentido, essa característica ajuda muito ao longo da sua jornada de autoconhecimento e evolução. Ela permite aprender com seus erros, se reorganizar e continuar tentando.

Melhora a capacidade de adaptação

Pessoas resilientes são muito adaptáveis. Isso acontece porque elas compreendem que a vida é feita de mudanças constantes e que é necessário ter flexibilidade para lidar com cada uma delas. Assim, é possível aproveitar todos os benefícios dessas transformações.

Quando assumimos uma postura resiliente diante dos imprevistos da vida, sofremos muito menos. Logo, ser resiliente melhora nossa capacidade de adaptação e mostra que lutar e resistir contra as adversidades pode não ser a melhor opção.

Traz mais positividade

De forma geral, o processo de resiliência exige autorreflexão sobre como você passa pelas experiências da vida, como lida suas relações e quais os principais impactos de suas decisões. Agir de maneira positiva, independentemente de qual seja a situação, é um dos maiores benefícios das pessoas resilientes.

Quando você se permite enfrentar os obstáculos da vida com positividade, pode chegar a lugares antes inimagináveis.

Melhora a saúde emocional

Dificilmente você vai conhecer pessoas resilientes desesperadas por algo de ruim que aconteceu. Elas sentem o impacto da situação e podem até ficar chateadas com isso, no entanto, por terem uma inteligência emocional muito equilibrada, acabam levando o foco para os sentimentos positivos.

Por isso, a resiliência melhora a saúde emocional e ajuda a lidar com as situações estressantes e as tristezas de sua jornada.

Ajuda a encarar desafios com outra visão

Nem sempre é fácil encarar os obstáculos da vida de uma forma positiva. E é importante saber que você pode aceitar que as coisas deram errado ou não saíram como o planejado.

Aceitar é bom, mas não devemos passar dias sofrendo ou se vitimizando pelas adversidades que não vão levar a lugar nenhum. É por esse motivo que a resiliência ensina a dar outro significado aos problemas e a encarar os contratempos como aprendizado.

Agora que você já sabe o que é ser resiliente, precisa entender como desenvolver essa habilidade. Para isso, é necessário focar em sentimentos e ações que promovem confiança para superar dificuldades, enfrentar com flexibilidade as situações de crise e preservar a sua capacidade de seguir em frente.

Gostou do assunto? Então, complemente a leitura, entenda o que é autoaceitação e aprenda como colocá-la em prática.