o que é personal branding

Você passa por uma formação extensa, faz cursos profissionalizantes, executa um trabalho impecável e, ainda assim, sente que a sua carreira está no mesmo lugar. Sabe o que falta? Entender o que é personal branding e fazer as pessoas se encantarem pela sua marca pessoal!

É isso mesmo! Para que o ambiente à sua volta consiga perceber seus atributos e diferenciais profissionais, você precisa assumir o controle da imagem que passa, moldando a percepção de terceiros sobre quem você é no universo do trabalho. Vem comigo que eu vou explicar tudo o que sei sobre personal branding!

Personal branding: a gestão da sua marca pessoal

O branding é um conceito do marketing muito utilizado por empresas. Ele se refere à gestão de marcas, mas não somente para aumentar a visibilidade do negócio e atrair mais clientes, mas sim para fazer com que o público tenha uma percepção positiva sobre a marca.

Então, o branding vai muito além de iniciativas para divulgar produtos ou serviços. O que está em jogo, aqui, é a imagem da empresa de um modo muito mais amplo, incluindo:

  • propósitos;
  • posicionamentos;
  • tom de voz;
  • identidade visual etc.

Agora, compare um pouco a competitividade de consumo com a do mercado de trabalho: não é muito diferente, concorda? Exatamente! Da mesma forma que as empresas precisam pensar em cada passo para se destacar da concorrência, um profissional também — essa é a grande sacada do personal branding: fazer a gestão da sua marca pessoal.

A importância do personal branding na sua carreira

Ter iniciativas que ajudem a moldar a percepção de terceiros sobre sua marca pessoal é fundamental para conseguir seu espaço de forma definitiva. É um passo essencial para ver sua carreira dar um salto e conseguir grandes oportunidades!

Mais do que isso, ao entender o que é personal branding e começar a fazer a sua gestão de imagem profissional, você ainda consegue outras vantagens importantes na carreira, como:

  • ter mais realização profissional e pessoal;
  • construir uma reputação positiva e duradoura;
  • tornar-se uma influência na sua área de atuação.

Os fundamentos de uma marca pessoal forte

A gestão da marca pessoal é algo que precisa de planejamento de longo prazo. Trata-se de uma estratégia potente, mas que deve ser cultivada dia após dia para trazer resultados, ela abrange desde a hora que você se arruma para sair de casa até quando interage nos relacionamentos interpessoais no trabalho.

Entre os fundamentos do personal branding, estão:

  • objetivos — pense no que é genuinamente importante na sua carreira e estabeleça seus objetivos com a estratégia. Conseguir a promoção dos seus sonhos, deixar um legado, receber convites para palestras sobre sua atuação, pois é uma autoridade?;
  • alicerces — assim como uma empresa, a sua marca pessoal precisa de alicerces fortes. Pense em sua missão, sua visão e seus valores e mantenha o alinhamento com esses aspectos em todos os seus movimentos;
  • autenticidade — é difícil passar credibilidade ou conseguir destaque se você não acredita, de fato, no que vende. Portanto, trabalhe a autoaceitação e construa seu personal branding com muita autenticidade;
  • posicionamentos — quais são suas opiniões sobre questões relevantes no universo profissional? Como você aborda esses aspectos? Você quer passar a ideia de ser mais jovial ou mais sério? Defina o seu posicionamento perante as questões que considera mais importantes para seus clientes;
  • autoridade — nada melhor para divulgar e estabelecer sua marca pessoal do que ter iniciativas para mostrar que você é uma autoridade no que faz. Uma boa ideia é produzir conteúdo em blogs ou no LinkedIn, por exemplo, e ter uma presença digital forte;
  • imagem pessoal — a primeira impressão é a que fica! A imagem pessoal é um dos pilares para que a percepção a seu respeito seja positiva, pois o visual projeta valores e alguns dos principais atributos, como a segurança e a eficiência.

Agora que você sabe o que é personal branding, viu que esse conceito tem um impacto muito forte na sua carreira. Aliás, em um mercado de trabalho tão competitivo, gerir bem a sua marca é decisivo para conseguir chegar aonde sempre sonhou.

Então, entre em contato comigo! Eu sou especialista em branding e carreira e posso ajudar você a se destacar!