imagem pessoal

Hoje eu vou falar para vocês sobre a influência que o ambiente de trabalho e os locais que você frequenta exercem sobre a imagem pessoal.

Quero, primeiramente, propor um exercício a você!

Imagine três cenários diferentes: uma igreja, uma praia e um teatro. Você iria vestido com a mesma roupa nesses ambientes? A mesma imagem (cabelo, higiene, maquiagem, roupa, calçado e acessório) que você usa na igreja faria parte da sua imagem pessoal na praia? Obviamente que não!

Imagine então a sua empresa, o local onde você trabalha. Qual a influência que este ambiente tem sobre a sua imagem pessoal? Vamos imaginar que este ambiente seja um escritório de advocacia. O que é importante para esta empresa? Qual a mensagem que este escritório quer passar aos seus clientes? Seriedade, confiabilidade, sigilo, eficiência e sucesso. Seguindo esta linha de raciocínio, se é importante para a empresa passar esta mensagem, fica claro que a sua imagem pessoal como parte da equipe deste escritório deve passar a mesma mensagem de seriedade, confiança, seriedade e sigilo, e isso tem um impacto direto com a sua imagem pessoal, com a maneira como você da mais atenção a sua higiene pessoal, com o cuidado com a escolha das roupas que passem seriedade e confiança, com os acessórios que mostram que você tem sucesso.

O mesmo exercício serve para uma startup onde a mensagem que esta empresa quer passar é de inovação, liberdade, criatividade, maiores resultados em um prazo menor e redução de custos. Neste ambiente de trabalho o colaborador é convidado a ir trabalhar de bermuda, camiseta e tênis, isto é, de forma bem causal. Este tipo de empresa acredita que quanto mais à vontade o colaborador estiver, maior será o processo de criação e maiores resultados ele irá entregar.

Isso mostra o quanto o ambiente em que você está inserido, seja no trabalho ou na sua vida pessoal influência na maneira como você compõe a sua imagem pessoal, que não é recomendado sair de casa com a mesma roupa e higiene que você usa em um almoço de domingo em sua casa, ou então quando você vai à esquina comprar pão. A sua imagem pessoal reflete a mensagem da sua empresa bem como a mensagem do profissional que você é. Pense nisso!

DICAS PARA TER UMA IMAGEM PESSOAL ADEQUADA

No ambiente de trabalho

Preste atenção se a empresa ou o local onde você trabalha possui um código de vestimenta. Observe a mensagem que esta empresa quer passar. Observe como os outros colaboradores se vestem e então adapte a sua imagem pessoal valorizando a sua essência, aos valores e o que é importante para esta empresa.

Em ambientes sociais

Procure se informar sobre o local aonde você irá, que tipo de roupas as pessoas costumam usar, se é bem informal, se é mais formal, pesquise nas redes sociais o que as pessoas usam nesses ambientes e adapte o seu estilo pessoal a sua essência ao ambiente que você irá frequentar. Desta forma a probabilidade de você estar adequado nesses ambientes aumenta e muito.

Buscar informações sobre o ambiente que você irá frequentar, sobre o que é importante para a empresa em que você trabalha procurando saber sobre o tipo de roupa que se usa em determinado evento ou reunião, tendo o cuidado com a vestimenta e com a sua higiene pessoal são regras básicas para você estar sempre adequado e seguro em qualquer ambiente.

Cuide de você. Você é um tesouro e merece ter sucesso, mas principalmente ser muito feliz.

1 resposta

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] é preciso estar sempre atento, pois a linha que separa essa motivação de um ambiente tóxico é […]

Os comentários estão fechados.