livros sobre mulheres fortes

Nos últimos anos, o mercado editorial percebeu a importância da representação feminina na literatura como porta para o entendimento do que significa culturalmente ser mulher. Nenhuma de nós nasce sabendo o lugar que ocupa na sociedade, e livros sobre mulheres fortes são importantes para essa compreensão.

Com isso, mais leitoras têm a oportunidade de ler obras sobre empoderamento feminino e o importante papel da mulher na sociedade. Isso permite que conheçamos nossos direitos, o que pode gerar impactos positivos em nossas vidas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 livros sobre mulheres fortes pelos quais você pode se interessar. Boa leitura!

1. O Conto da Aia (Margaret Atwood)

O romance de Margaret Atwood retrata um futuro distópico aterrorizante, em que mulheres são subjugadas em uma ditadura militar teocrática nos Estados Unidos. A protagonista, conhecida como Offred, é uma aia, que tem a única função de dar à luz os filhos das classes dominantes.

Algumas cenas são muito fortes, mas o livro é importante para admitirmos e valorizarmos nosso espaço e nossa liberdade. A obra também foi adaptada e virou seriado.

2. Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado)

Gabriela, personagem que dá nome ao livro de Jorge Amado, é uma mulher forte, que não aceita obedecer ao marido e foge dos padrões impostos pela sociedade. A história se passa em uma cidade no sul da Bahia, no ano de 1925.

À frente de seu tempo, Gabriela se tornou uma das personagens femininas de maior destaque da literatura brasileira. A obra representa uma etapa importante na conquista da autonomia feminina.

3. Kindred (Octavia Butler)

Kindred é um grande clássico do sci-fi. O livro aborda a história de uma escritora afro-americana que consegue voltar no tempo e conhece seus antepassados escravizados.

O enredo é sensível e emocionante, envolvendo o autorreconhecimento da protagonista e o descobrimento de sua identidade, embora o caminho seja cheio de obstáculos para quem teve sua história apagada.

4. Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Essa distopia de aventura e ação conta a história da jovem Katniss Everdeen, que vai participar dos Jogos Vorazes no lugar da irmã. A competição envolve jovens de 12 distritos que devem lutar até a morte.

A protagonista desafia as autoridades e quebra as regras dos jogos. Seus atos de coragem e rebeldia dão início a uma revolução que pode mudar a história para sempre. Os livros também foram adaptados para os cinemas.

5. Americanah (Chimamanda Ngozi Adichie)

Esse livro relata a história de Ifemelu, uma nigeriana que viveu por 15 anos nos Estados Unidos e obteve sucesso acadêmico ao escrever um blog bem-sucedido sobre o racismo no país.

Ao terminar sua especialização na Universidade Princeton, ela retorna para a Nigéria recém-democrática e se apaixona pela primeira vez. O enredo aborda temáticas de amor e identidade, fazendo uma análise racial na vida nigeriana e norte-americana.

Esses livros sobre mulheres fortes nos apresentam situações — fictícias ou não — que trazem mudanças graduais no nosso interior. Com eles, é possível identificar e aproveitar os melhores aprendizados, pois contam histórias que podem fazer de você uma mulher melhor e mais independente.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais mulheres possam aproveitar as leituras!