O avanço da tecnologia tem provocado grandes transformações nas empresas à medida que otimiza processos e modifica a forma de trabalho, tornando as atividades cada vez mais estratégicas e menos operacionais. Nesse cenário, a liderança 4.0 ganha força e é uma grande aliada na busca pelos melhores resultados para o negócio.

Ela também é a responsável pela humanização nas relações de trabalho quando conquista o engajamento e o comprometimento da equipe. Quer saber mais sobre liderança 4.0 e como implantar na sua empresa? Então continue a leitura!

O que é liderança 4.0 e quais as suas principais características?

Responsável por direcionar os colaboradores frente às mudanças do mercado, a liderança 4.0 tem suas bases nas novas tecnologias. Mas ela também atua direcionando as transformações estratégicas e operacionais, capazes de construir bons relacionamentos com seus liderados.

Para isso, usa como base a solidez da cultura organizacional, os valores da companhia e a estrutura de trabalho. Nesse cenário, trabalha o lado humano das relações interpessoais como base e estimula o desenvolvimento das competências de cada funcionário.

Nesse contexto, o autoconhecimento, visão de futuro e relacionamentos saudáveis são incluídos como valores fundamentais, que podem ser considerados como fatores essenciais de um líder 4.0.

Quais as características de um líder 4.0?

O líder 4.0 alia competências técnicas e comportamentais a favor do desenvolvimento da empresa e, para isso, ele inspira pessoas. Assim, engajamento, flexibilidade e resiliência estão entre as suas competências, aliados a um senso de liderança genuíno. Além disso, o líder 4.0 tem outras características específicas que separamos para você a seguir. Acompanhe!

Transparência nas ações

O líder 4.0 preza pelas relações no trabalho, pois sabe que isso impacta diretamente no clima organizacional da empresa. Assim, o funcionário, percebendo as boas intenções da liderança e a transparência no compartilhamento das informações, tende a se engajar mais com os objetivos traçados, pois sabe que pode confiar mais em seu superior, o que também possibilita um melhor desempenho da equipe e, consequentemente, do negócio.

Estimula o autoconhecimento

O líder 4.0 tem entre seus diferenciais o autoconhecimento, que usa para direcionar as suas ações. Por isso, também estimula a busca dessa competência entre seus liderados. Como consequência, o relacionamento entre todos os membros da equipe tende a ser cada vez mais positivo e saudável, gerando mais resultados.

Foco na inovação

Como a liderança 4.0 está diretamente ligada à tecnologia, o profissional precisa ter foco na inovação, não só para acompanhar as tendências e as mudanças, mas também para propor soluções, sendo uma inspiração para seus subordinados.

Como implantar a liderança 4.0 na empresa?

Agora que você já sabe o que é liderança 4.0 e suas principais características, veja a seguir como implantar na empresa!

Invista no desenvolvimento de pessoal

O aprendizado contínuo é fundamental para que a equipe e a liderança estejam aptas para acompanhar as tendências de mercado.

Por isso, é fundamental ter um plano de desenvolvimento de pessoal bem-estruturado, e esse deve começar com a liderança, para que ela seja capaz de cascatear a informação a seus subordinados, contribuindo para o alinhamento de pessoas e processos.

Tenha uma visão estratégica

Ter uma visão de todos os processos da empresa, conhecer as pessoas que fazem parte da companhia, o mercado e uma visão de longo prazo são fundamentais para capacitar e implantar a liderança 4.0 na organização. Portanto, dedique tempo ao levantamento dessas informações.

Mantenha bons relacionamentos

Para conquistar e manter um clima organizacional positivo, dedique tempo para compreender as pessoas, saber mais sobre seus hobbies e o que de fato as estimula.

Uma comunicação aberta entre todas as hierarquias é fundamental para suscitar o sentimento de pertencimento, fazendo com que o gestor seja visto como líder, e não somente como “chefe”.

Diante disso, fica evidente que a liderança 4.0 é fundamental para conduzir processos e pessoas em prol dos objetivos da empresa e, para isso, além da capacitação, é preciso investir em uma boa comunicação entre a equipe para garantir mais engajamento e, consequentemente, melhores resultados.

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