Provavelmente, você já viu aquelas comparações entre chefe e líder que circulam na internet e percebeu a relevância do conceito de liderança, não é? Cada vez mais, esse tem sido considerado um dos pilares do sucesso de um negócio, principalmente quando falamos de jovens líderes.

Hoje em dia, o tempo de casa importa menos do que algumas características tidas como essenciais em um líder, como a desenvoltura nos relacionamentos interpessoais, a ousadia e a busca por inovação. É aí que os profissionais mais jovens se destacam.

Quer descobrir como promover jovens líderes na sua empresa e quais são os benefícios disso? Boa leitura!

Por que é importante formar jovens líderes?

Se você duvida do potencial dos jovens em posições de liderança, basta refletir um pouco sobre a dinâmica de mercado atual. Transformações a mil por hora, novas tecnologias surgindo a todo momento, discussões sobre o papel fundamental do colaborador, entre muitas outras novidades.

Diante disso, o perfil de profissionais mais novos, com todo o gás da juventude e o conhecimento sobre as tendências, é mais interessante para guiar as equipes e manter a empresa alinhada ao mercado.

Por mais que não acumulem tanta experiência, os jovens líderes agregam para o negócio em muitos aspectos, como:

  • cultura de inovação — a chamada geração Y, que tem atualmente cerca de 20-35 anos, está completamente imersa nas inovações que configuram o mundo dos negócios atualmente;
  • abertura para feedbacks — por não trazerem tanta bagagem profissional, os jovens têm mais abertura para feedbacks, críticas e aprendizados do que os profissionais que têm mais experiência e, portanto, já fixaram seus métodos de trabalho;
  • aperfeiçoamento contínuo — os jovens ainda estão com toda a motivação e a disposição para buscarem novos conhecimentos continuamente;
  • objetivos ousados — profissionais que ingressaram há menos tempo no mercado de trabalho têm uma sede maior de mudança e de deixar a sua marca no mundo, por isso, podem trazer objetivos ousados e muito interessantes para o negócio.

Como promover jovens líderes no seu trabalho?

Agora que você viu por que os jovens líderes têm ganhado cada vez mais espaço nas empresas, veja algumas dicas que eu separei para que você comece a promovê-los no seu negócio.

Reconheça o potencial dos jovens

O primeiro passo é reconhecer o potencial dos jovens para a liderança. Essa é uma tarefa difícil, sobretudo quando há colaboradores com muito tempo de casa, que podem se sentir desmerecidos.

A dica é estabelecer uma comunicação transparente e conscientizar todo mundo sobre as características positivas dos jovens em relação ao que o mercado espera atualmente, sem negligenciar o reconhecimento profissional dos demais.

Desenvolva um bom plano de carreira

Ter um bom plano de carreira é fundamental para manter os jovens engajados e motivados. O crescimento profissional gradual também funciona para desenvolver antecipadamente os colaboradores para os papéis de liderança e minimizar a competitividade tóxica no ambiente de trabalho.

Invista em treinamentos

Para que haja um equilíbrio entre a ousadia dos jovens e a manutenção da cultura empresarial, é importante investir em treinamentos e outras estratégias para a capacitação profissional e o alinhamento de valores.

Aposte em um programa de coaching

Apesar de terem altas qualidades, os colaboradores mais jovens podem ter ainda algumas deficiências, como a falta de uma marca pessoal bem estabelecida e de autoridade no mercado, o que pode interferir na reputação da empresa. O programa de coaching ajuda a orientar as equipes nesse sentido.

Tenha incentivos e recompensas para líderes

Também é interessante apostar em um sistema de incentivos e recompensas para atitudes de liderança. Essas são práticas de reforço positivo que servem para engajar os colaboradores em uma cultura empresarial mais voltada para a inovação e a gestão colaborativa.

Viu só como a nova geração de profissionais tem muito a agregar ao seu negócio, se você souber como transformá-la em uma liderança? Porém, mais do que jovens líderes, é importante contar com um time que realmente veste a camisa da empresa.

Por isso, antes de ir, leia também o meu texto sobre como transformar colaborador em embaixador da marca e aprenda!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *