postura profissional

Diariamente ouço pessoas reclamado do resultado dos seus negócios, reclamando que a agenda está vazia e que estão cansados de perder clientes, oportunidades e negócios. O sentimento de descontentamento e de frustração é imenso nessas pessoas e eles são reais, afinal todas elas pensam que estão fazendo o possível para se sobressair nesse mundo competitivo em que vivemos. Mas nem sempre as pessoas sabem qual o motivo para que situações como essas continuem a se repetir na vida delas. Muitas vezes o que causa esses resultados é a sua postura profissional no primeiro contato. As primeiras impressões realmente contam e são decisivas no mundo dos negócios.

A maioria das pessoas querem fazer negócios com quem conhecem, gostam e confiam. A sua postura profissional quando encontra alguém prepara o terreno para tudo o que se segue, bem como no seu ambiente de trabalho, mostra o profissional que você é. Pequenos gestos dizem muito sobre você e podem fazer toda a diferença. Mostram seu grau de consideração, expressam seu caráter e personalidade, grau de abertura e influenciam na percepção de profissionalismo e competência.

A partir de hoje e nos próximos artigos eu vou dar uma série de orientações em relação ao que cuidar e como proceder em relação à postura profissional, afinal a maneira como você se relaciona com o outro desde o primeiro encontro será determinante para que você consiga “turbinar” seus resultados.

O QUE FAZER SEMPRE PARA TER UMA POSTURA PROFISSIONAL POSITIVA

Use o S.O.S da impressão positiva: Sorriso, olhar, saudação. Diga “obrigado” e ”por favor” sempre que puder, trate todos com a mesma cortesia e respeito, memorize nomes e os use, escute atentamente, use palavras positivas ao falar, mostre interesse de verdade pelo outro, dê a mão com firmeza e estabeleça contato visual, seja pontual, respeite o tempo do outro.

CUMPRIMENTOS

Se uma pessoa estiver a 10 passos de você cumprimente com um aceno de cabeça. A 5 passos, você deve dizer “olá” ou “bom dia”.  Se estiver a 1 metro cumprimente sempre com um aperto de mão. Lembre-se: a opção de cumprimentar com um beijo vai depender do grau de formalidade da empresa ou do relacionamento estabelecido entre as pessoas envolvidas e a ocasião. Mais um detalhe: levante-se para cumprimentar alguém porque ficar sentado dá a impressão de desinteresse ou que você está sendo rude.

APRESENTAÇÕES E SAUDAÇÕES

Você deve se apresentar sempre que: Iniciar o contato com alguém que não conhece, quando estiver entre um grupo de pessoas que não se conhecem, quando se esqueceram de te apresentar. Como? Dê a mão, diga seu nome, o que faz e a sua relação com o evento.

Apresentando outras pessoas: Você deve apresentar duas pessoas que não se conhecem e indicar quem é a pessoa quando for fazer a apresentação.

Ex. O nome da pessoa mais importante é mencionado primeiro: Gilberto gostaria de lhe apresentar minha colega Maria Luiza. Maria, este é o Gilberto diretor de recursos humanos da empresa.

Ex. Uma pessoa hierarquicamente inferior é apresentada para alguém superior: Sr. João dos Santos (Presidente), este e Lucas Lima (assistente);

Ex. O cliente é apresentado aos colegas, independente da hierarquia: Sr. Pedro (cliente) gostaria que você conhecesse o presidente da empresa, Sr. João dos Santos.

Ex. Para pessoas com o mesmo nível, vale as regras de etiqueta social: o mais velho e a mulher são mencionados primeiro.

CARTÃO DE VISITAS

Tenha sempre consigo o seu cartão profissional e sempre que for apresentado ou se apresentar a alguém dê a ele o seu cartão. Ele deve conter seu nome, ocupação, nome e/ou logotipo da empresa, endereço, número de telefone, e-mail e website. Se você usa as redes sociais para manter contato de trabalho, deve incluí-las. Entregue seu cartão com a impressão voltada à pessoa que o recebe e ao receber um cartão pare um instante para lê-lo. O cartão só pode ser entregue no momento da apresentação e você não deve escrever no cartão que recebeu de alguém.

Hoje passei para vocês as primeiras orientações referentes à postura profissional, mais especificamente sobre o primeiro encontro e como você deve proceder quando for cumprimentar alguém. Na próxima edição darei orientações sobre postura profissional no ambiente de trabalho.

Invista na sua postura profissional e turbine seus resultados, afinal “NÃO BASTA SER, TEM QUE PARECER”.

4 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] você já passou por momentos em que não tinha ânimo para caprichar na aparência, buscar o aprimoramento profissional ou investir no desenvolvimento pessoal, não é? Tudo isso pode levar a um descontentamento […]

  2. […] Eu espero ter ajudado você com mais este conteúdo. Agora, que tal aprofundar-se no tema de postura profissional para saber como turbinar os seus resultados? Até a próxima! […]

  3. […] dinâmicas em grupo — às vezes, um pequeno desentendimento foi o estopim de uma postura competitiva entre dois ou mais colegas. Por isso, é válido ter momentos de interação entre a […]

  4. […] às nossas próprias emoções, a vida pessoal e a carreira agradecem. Até porque a nossa postura profissional! Neste post, eu vou te explicar melhor do que se trata essa característica e algumas formas de […]

Os comentários estão fechados.