A harmonia no ambiente de trabalho é mais do que uma conquista. Trata-se de um dever. Pareço radical, não é mesmo? Mas você há de concordar comigo quando parar para pensar que a maioria das pessoas passa mais tempo em seu local de trabalho do que dentro de casa. Ou seja, muitas vezes, convivemos mais horas do dia com os colegas do que com a nossa própria família.

Além de proporcionar um ambiente mais pacífico para todos os colaboradores (e também os gestores), manter a harmonia traz resultados significativos também para a empresa. Afinal, quando a equipe atua melhor em conjunto, os objetivos são atingidos de forma mais rápida e eficiente.

E vou além: espaços harmônicos até mesmo evitam algumas doenças — e seus consequentes afastamentos —, como o estresse e a depressão.

Convencido sobre a importância da harmonia no ambiente de trabalho? Então, veja como conquistá-la!

Valorize as ideias

Os profissionais do mercado de trabalho atual querem ter bons salários. Mais do que isso, eles anseiam serem reconhecidos e terem qualidade de vida em suas profissões.

Isso quer dizer que na mesma medida em que os colaboradores investem em conhecimento, eles querem ter as suas ideias ouvidas e as suas opiniões respeitadas.

Nesse cenário, o desafio dos gestores é manter a voz ativa de sua equipe sem perder o controle da liderança. Mas adianto que vale a pena, pois o time diretamente envolvido em um projeto sempre tem boas ideias para acrescentar. Se, ainda assim, elas não puderem ser aproveitadas no momento, dê um feedback honesto e profissional — o colaborador se sentirá valorizado da mesma forma.

Celebre

Assim como a vida, o ambiente corporativo não é feito apenas de grandes conquistas e resultados fenomenais. Pequenas vitórias no dia a dia (como um projeto que começou a sair do papel ou a conquista de uma nova sala ou equipamentos) trazem um novo fôlego à equipe, fazem com que ela fique engajada e ainda ajuda a manter a harmonia no ambiente, tendo em vista que as pessoas se sentirão unidas diante dessa conquista em comum.

Além disso, celebrar datas comemorativas (como os aniversários do mês, uma festa junina ou uma confraternização de Natal) faz com que os colaboradores se conheçam melhor e estreitem os laços. Ao perceberem nesses momentos de conversas descontraídas que têm mais em comum do que imaginam, eles podem se tornar grandes colegas, melhorando o relacionamento interpessoal.

Mantenha um bom clima organizacional

Lembre-se sempre de que boa parte dessa harmonia tão buscada pelos gestores vem deles mesmos. Infelizmente, ainda há líderes que instigam uma competitividade negativa e estão sempre minando a confiança de sua equipe. O resultado, além da desarmonia, são colaboradores que não estão interessados em defender a imagem corporativa.

E isso acaba se tornando um efeito dominó: um único indivíduo desmotivado é capaz de contaminar o clima da equipe inteira!

Se você é uma gestora que acabou de se tornar líder de um time, em primeiro lugar, parabéns! Tenho certeza de que a sua força vai transformar o seu ambiente de trabalho. Ademais, confie nos seus méritos e lembre-se do valor do capital humano: qualidade de vida e harmonia estão diretamente ligados a resultados positivos. Ou seja, uma boa produtividade é consequência das práticas adotadas visando ao bem-estar das pessoas.

Conquistar a harmonia no ambiente de trabalho é super possível. Comece conhecendo o perfil da sua equipe, marque uma reunião para conhecer as pessoas para ouvi-las e mantenha esse canal de comunicação aberto durante toda a sua gestão. Conflitos vão existir, naturalmente, mas é a sua postura que determinará os caminhos que eles vão tomar.

Que tal conhecer as histórias de 4 mulheres de sucesso para inspirá-la? Até a próxima!