Para ter sucesso no ambiente corporativo, além de competências técnicas e comportamentais, é preciso também estar atento à etiqueta profissional.
Isso porque o bom comportamento é fator determinante para que tenha êxito no relacionamento interpessoal com seus colegas e superiores, e até mesmo garantir uma promoção.
Além disso, uma boa conduta também pode render uma indicação para oportunidades que possam ser interessantes para a sua evolução enquanto profissional.
Quer saber mais sobre etiqueta profissional e como colocá-la em prática no seu ambiente de trabalho? Então confira este post que preparei com 4 dicas de etiqueta profissional para você se dar bem no trabalho. Acompanhe!
1. Mantenha a Pontualidade
No ambiente profissional, a pontualidade é um requisito fundamental para dar credibilidade à sua imagem.
Ao chegar no horário em seus compromissos e cumprir prazos, você demonstra respeito pelo tempo dos seus colegas, clientes e demais públicos de relacionamento.
O mesmo vale para prazos de entrega de projetos e relatórios. Caso não possa cumprir com o prazo combinado, avise com antecedência e se planeje para que a próxima entrega ou encontro seja realizado dentro do prazo determinado.
2. Cuide da apresentação profissional
Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Isso acontece porque a maioria das pessoas tem o sentido visual muito aguçado. Além disso, a forma como você se veste diz muito sobre a sua personalidade.
Se você deseja passar a imagem de um profissional competente, evite modismos, use roupas discretas e tenha atenção especial com unhas, cabelos e acessórios.
A higiene pessoal é outro importante fator que você deve estar sempre atento. Na dúvida de como se vestir, use sempre o bom senso.
3. Tenha uma postura adequada
Mais de 70% da nossa comunicação é não verbal. Por isso, você deve estar atento à sua postura e à forma como gesticula.
O ideal é manter uma postura ereta, evitar cruzar os braços e bocejar. Ao adotar uma posição altiva, você passa confiança aos seus interlocutores, fator fundamental para formar uma imagem profissional positiva.
4. Mantenha um tom de voz neutro
O tom de voz diz muito a respeito das suas emoções. No ambiente de trabalho, procure manter um tom neutro, priorizando o contato visual com o seu interlocutor.
Em situações de raiva e estresse, se for possível, evite momentaneamente o conflito até se acalmar.
Tente equilibrar o tom de voz de acordo com o ambiente, sempre evitando gritar. O mesmo vale para momentos de descontração: gargalhadas ou demonstrações de euforia em excesso devem ser comedidas no ambiente corporativo.
Como vimos ao longo deste conteúdo, a etiqueta no trabalho é fundamental para a construção de uma reputação profissional, além de ajudar a transmitir mais confiança e credibilidade.
No entanto, pode ser difícil desenvolver essas competências sozinho. Com um processo de coaching de carreira, você desenvolve essas e outras habilidades relacionadas à etiqueta profissional. Isso acontece por meio de orientações e também de iniciativas que estimulem o seu autoconhecimento.
Ao identificar por que se comporta de determinada maneira, fica mais fácil corrigir esses comportamentos, tornando mais fácil o processo de aprendizagem.
Se você gostou deste post sobre 4 dicas de etiqueta profissional para se dar bem no trabalho, entre em contato para saber como eu posso ajudá-lo!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!