cultura do feedback

A cultura do feedback tem se tornado uma ferramenta fundamental dentro das empresas que buscam alcançar melhores resultados e se manter competitivas no mercado. Com ela, é possível apresentar aos funcionários os pontos positivos e negativos relacionados ao seu desempenho, promover novos aprendizados e apresentar o que a organização espera de cada um deles, por meio de um diálogo aberto e saudável.

Quando realizada da forma adequada, pode proporcionar uma série de benefícios importantes para o sucesso de ambas partes, como aumento da satisfação da equipe, produtividade, alcance dos objetivos e metas, entre outros.

Para ajudar nesse processo, elaborei este conteúdo para esclarecer os principais pontos sobre o tema. Acompanhe!

Quais são as vantagens da implementação da cultura do feedback para a empresa?

Quando essa estratégia é aplicada de forma eficaz na organização, é possível usufruir de vários benefícios importantes para a conquista de melhores resultados, por exemplo:

  • colaboradores engajados com o trabalho;
  • ambiente mais colaborativo;
  • comunicação eficiente;
  • desenvolvimento dos integrantes da equipe;
  • aprimoramento dos processos;
  • efetividade das operações;
  • alcance dos objetivos e metas;
  • aumento da produtividade, entre outros.

Como aplicá-la da melhor forma?

Algumas estratégias devem ser aplicadas para que a inserção da cultura do feedback na empresa tenha o êxito esperado. Conheça algumas delas!

Faça um planejamento

É fundamental que o feedback seja bem estruturado. Para isso, é importante anotar os principais pontos para o desenvolvimento do diálogo. Independentemente do objetivo, elogio, sugestão de melhorias e demais, saber como oferecê-lo vai contribuir bastante para que o propósito seja atingido.

Proporcione um ambiente adequado

O colaborador precisa se sentir confortável e seguro para entender que o intuito das informações repassadas é colaborar para algo positivo. Então, estude o time para identificar os pontos de atenção, as expectativas dos profissionais, o que os motivam durante a rotina e demais fatores necessários para que consiga uma abordagem mais assertiva.

Preze pela empatia

É preciso que a equipe seja treinada para compreender que o intuito das críticas é contribuir para o desenvolvimento profissional de cada membro. Por este motivo, seja empático e respeitoso ao expor algum tópico que precisa ser aprimorado e procure sempre considerar algum fator positivo ao realizar uma sugestão.

O funcionário precisa se sentir valorizado e entender que ajustar seus pontos falhos é uma oportunidade concedida pela empresa, o que vai permitir que ele se torne um profissional melhor e aumente suas chances de crescimento.

Esteja aberto para também receber feedback

É preciso ter em mente que você também pode receber feedback dos funcionários. Essa prática é importante para que os profissionais possam expressar a percepção que eles possuem da empresa.

Diante disso, saiba ouvir e leve em consideração os pontos que são repassados por eles, já que pelo fato de atuarem diretamente nos processos, costumam observar questões relevantes que podem passar despercebidas pela gestão.

Estimule a frequência da prática do feedback

Esse processo precisa ser periódico, para que os colaboradores estejam sempre por dentro do que a empresa espera deles, conheçam os resultados, entendam o seu valor dentro da organização e tenham a oportunidade de se desenvolverem. Isso, com certeza, vai deixá-los mais motivados a atingir os objetivos propostos.

Agora que você entende melhor sobre a cultura do feedback, é importante ressaltar que além da melhora dos resultados, também é um aspecto considerável quando o assunto é o empoderamento dos integrantes da equipe, já que elogios e sugestões construtivas, que evidenciem o potencial que eles têm, vão torná-los mais confiantes, seguros e capazes de reconhecer o seu valor e lutar por um lugar de destaque no mercado.

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