embaixador da marca

O papel do embaixador da marca é fundamental e demonstra dois aspectos importantes do seu branding interno: o primeiro é que você deve se preocupar em agradar não apenas seus clientes, mas também os colaboradores.

O segundo aspecto é que só colaboradores que acreditam no seu trabalho se destacam. E quanto mais pessoas como essas forem formadas em uma empresa, maiores suas chances de sucesso!

Mas, como deve ser o processo de transformar colaboradores em embaixadores da marca? Neste artigo, vou demonstrar que eles não surgem espontaneamente, além de dar dicas do que fazer para tê-los ao seu lado. Acompanhe!

Verifique o nível de engajamento dos colaboradores

Em algumas empresas, a relação da área de Recursos Humanos com os colaboradores é superficial, principalmente nos segmentos de mercado em que o RH não domina o dia a dia de trabalho dos colaboradores.

Embora desafiador, é essencial que haja uma proximidade com os colaboradores, sem esquecer que é necessário ouvir mais do que falar e, principalmente, escutar muito antes de tomar decisões.

Em outras palavras, ao verificar o nível de engajamento dos colaboradores, minha dica é que entenda primeiro os problemas que eles enfrentam, para compreender se não se sentem abandonados pela organização toda vez que precisam resolver algo.

Apresente conteúdos de divulgação da empresa

Conteúdos de divulgação interna não precisam necessariamente contar com todo o aparato de marketing. Claro, vale a pena ressaltar as qualidades da empresa aos olhos de quem trabalha ali, mas há outros materiais que os colaboradores consideram mais práticos e usuais.

Por exemplo, um guia de conduta no atendimento e um passo a passo para resolver problemas de uma forma padronizada são muito importantes.

O colaborador deve ter a sensação de que a empresa atua para organizar o próprio conhecimento e transmiti-lo. Esse tipo de material reforça, inclusive, o senso de equipe, ao ser compartilhado e discutido entre todos.

Explique a importância do embaixador para a equipe

O embaixador da marca é alguém que naturalmente se destaca junto com a empresa, tanto nas redes sociais quando fora delas.

Para a maioria dos colaboradores, o fato de ser essa pessoa envolve um alto nível de satisfação. Afinal, quem não gosta de se olhar no espelho e perceber que escolheu a empresa certa para trabalhar?

Logo, o funcionário que se enxerga como um embaixador da marca não o faz apenas porque vislumbra recompensas como salário melhor e promoções. Ele sabe que sua atuação é consequência da própria realização pessoal e profissional com aquilo que faz.

Portanto, explique isso e demonstre que a empresa se preocupa com a satisfação dele, inclusive fora do ambiente de trabalho.

Incentive-o, sobretudo, a fazer-se algumas perguntas cruciais:

  • eu realmente gosto de trabalhar aqui?
  • eu indicaria outras pessoas para trabalhar na mesma empresa?
  • Como devo me portar fora do ambiente corporativo?

Capacite os colaboradores para que possam ajudar

Nem sempre a falta de entendimento é descaso. Em muitos casos, isso pode ser falta de capacitação, e essa é uma tarefa esperada da área de Recursos Humanos.

Assim, a capacitação profissional envolve contribuir para que os colaboradores com potencial para embaixadores da marca desenvolvam esse perfil, sendo estimulados a aprimorar suas habilidades comunicativas, alcançando outras pessoas tanto nos canais digitais como nas diversas interações da empresa com parceiros comerciais e novos colaboradores.

O embaixador da marca não surge por conta própria. Ele é, muitas vezes, uma pessoa com uma habilidade valiosa para a empresa, mas que pode nem saber que tem esse perfil. Portanto, cabe a você mostrar que sua imagem pode ser associada com a identidade da empresa.

E lembre-se, se essa formação for muito custosa ou difícil para você, conte com a ajuda de um profissional. Os benefícios de branding e resultados financeiros que um embaixador da marca pode trazer valem qualquer investimento!

Entre em contato comigo e saiba como eu posso ajudar. Tenho muito a esse respeito para compartilhar com você!