como ser assertiva

Você gostaria de se posicionar de maneira mais clara, transparente e objetiva? Então, você precisa entender como ser assertiva. Essa habilidade permite ter menos estresse, lidar melhor com confrontos, melhorar sua credibilidade, saber agir com mais tato e ser mais autoconfiante.

Além disso, essa característica permite ter uma comunicação clara e passar uma imagem de competência no trabalho. Isso é importante para receber o respeito e a admiração dos colegas, facilitando a liderança e aprimorando o desenvolvimento profissional.

Pensando nisso, preparei este artigo para você aprender como ser assertiva. Boa leitura!

Evite uma comunicação muito agressiva ou passiva

A comunicação assertiva está entre a agressiva e a passiva, de forma equilibrada. Ela permite que você se expresse e seja ouvida ao mesmo tempo que mantém uma boa conversa com a outra pessoa.

Isso não significa aceitar passivamente tudo o que é imposto contra a nossa vontade. É colocar sua opinião a respeito do assunto de forma clara, objetiva e calma e, ao mesmo tempo, ouvir e respeitar o ponto de vista da outra pessoa.

A assertividade favorece o diálogo e significa não ter medo de se posicionar. O tom de voz e os gestos também são importantes. Eles devem ajudar na sua expressão e demonstrar uma comunicação não agressiva. Afinal, você não quer parecer hostil, nem se apresentar de forma introvertida e ser ignorada.

Tenha cuidado com a imagem pessoal

Uma imagem pessoal positiva e assertiva é um grande diferencial que pode fazer com que os clientes escolham você, seu produto ou serviço. Quando pessoas e marcam melhoram as impressões que transmitem aos contratantes, elas são muito mais bem-sucedidas nos negócios.

Um bom exemplo de como a imagem é importante está na empresa Apple. Mesmo que um iPhone tenha as mesmas especificações de outra marca, ele pode custar o dobro do preço. Isso acontece porque a marca é vista como melhor pelas pessoas.

Use roupas adequadas

As roupas devem refletir o seu estilo e idade para transmitir a imagem correta para as pessoas. Também é importante manter uma aparência adequada ao ambiente em que está.

Portanto, se a empresa exige trajes sociais, por exemplo, você deve seguir a regra. O mesmo vale para organizações que permitem que você se vista estilo esporte fino. Lembre-se de que a sua imagem pode refletir na reputação do negócio.

Porte-se de forma concisa e confiante

Em geral, pessoas assertivas costumam ser confiantes sobre o assunto que conversam. Elas passam segurança autêntica por meio da forma de se portarem, definindo uma posição de respeito.

Quem é assertiva é confiante e concisa, o que não significa que a pessoa está certa ou errada sobre determinado assunto. A assertividade serve para defender suas ideias, mostrando positividade e proatividade.

As pessoas têm se preocupado muito com o comportamento e a linguagem corporal. No entanto, muitas vezes elas se esquecem que a imagem pessoal também é responsável por abrir portas e deixar nossa marca. Por isso, entender como ser assertiva é fundamental para a sua carreira.

Gostou do conteúdo? Então, assine a newsletter e receba outros conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento e carreira!