Se você acorda todo dia sem empolgação, faz o seu trabalho de forma mecanizada e sente que está estagnada em sua vida, é hora de pensar em como se reinventar. Eu também já passei por momentos em que não sabia o que eu queria da minha carreira e vida pessoal: acredite, é normal!

É justamente nesses momentos de autorreflexão que a gente pode descobrir novas motivações e interesses, mesmo que sejam diferentes do que você tem feito até aqui. O mais legal de se reinventar é que você evolui, tanto na vida pessoal como profissional.

Quer saber como? Então, veja algumas dicas que eu separei para você dar uma guinada na sua vida!

Desenvolva metas

Faça uma lista com todas as suas prioridades: comprar uma casa nova, ter estabilidade financeira, passar mais tempo com a família, deixar a sua marca pessoal no mundo etc. Passar esses pensamentos abstratos para o papel ajudará a clarear o que é realmente importante para você.

A partir disso, molde seus planos em torno dessas inspirações. Para cada objetivo, crie uma lista de metas, estabeleça prazos para elas e um esboço de plano de ação. Quanto mais prático for esse planejamento, mais você se sentirá motivada para realizá-lo. Você pode falar comigo, que sou estrategista de carreira, para pensar nas melhores possibilidades.

Reflita sobre suas motivações

Aproveite esse momento de reflexão para repensar suas motivações. Pode ser que você tenha passado anos trabalhando no setor de marketing de uma empresa e, parando para pensar, você descubra que sentia mais satisfação com as rotinas junto aos clientes do que com processos criativos, ou vice-versa.

O ponto é: depois de algum tempo no mercado de trabalho, a gente consegue entender melhor o que gosta mais ou menos do que quando estávamos decidindo sobre a profissão. Então, comece a pensar em formas de fazer o que mais traz realização no seu dia a dia.

Frequente novos ambientes

Uma boa dica de como se reinventar é frequentar ambientes novos e, assim, construir novas referências de mundo. Dá para aliar a ideia de estar em espaços diferentes com a oportunidade de vivenciar coisas novas também: desenvolver hobbies, praticar esportes, fazer capacitações profissionais, aprender novos idiomas etc.

Nessas ocasiões, você estará se autoaperfeiçoando, cuidando da saúde mental e, ainda, lidando com pessoas diferentes do seu círculo habitual. Com isso, adquirirá experiências variadas e construirá uma nova versão de si mesma.

Faça trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma excelente oportunidade de repensar sua identidade e suas visões de mundo. Então, é um ótimo passo para quem está pensando em como se reinventar. Essa experiência faz muita diferença na vida de pessoas que precisam e, ainda por cima, traz inúmeras vantagens para você, como:

  • expande a sua perspectiva de mundo;
  • ajuda a desenvolver a gestão de tempo;
  • favorece o senso de responsabilidade social e pessoal;
  • faz com que você desenvolva habilidades socioemocionais, como a liderança e a empatia.

E mais: o registro de um voluntariado é um grande diferencial no currículo. Enfim, a experiência do trabalho voluntário pode moldar suas bases e, assim, ajudar a reinventar quem você é, tanto na vida pessoal como na carreira.

Mude de carreira

Se você está há bastante tempo em um mesmo emprego, talvez seja hora de fazer uma grande mudança. Já ouviu aquele velho ditado popular de que “a mudança é o tempero da vida”, não é? Uma alteração radical na sua vida profissional pode trazer aquele impulso de energia que você precisa para se sentir realizada novamente.

Começar de novo em uma nova área, ou mesmo se aventurar pelos desafios do empreendedorismo feminino, pode ser tão emocionante como o início da carreira. Lembre-se da importância de buscar sempre por evolução, tanto para o seu sucesso profissional como para a sua própria realização pessoal.

Com essas dicas, você já tem uma boa ideia de como se reinventar. Em todas essas etapas, conte comigo! Sou especialista em personal branding e de carreira e posso ajudar você a buscar o autoconhecimento e, a partir disso, desenvolver estratégias para alcançar a sua melhor versão!

Entre em contato comigo para que possamos conversar sobre o seu futuro!