como manter a saúde mental

Com a pandemia do novo coronavírus, estamos enfrentando um momento único em nossas vidas. O isolamento social e as novas formas de trabalho provocaram profundas mudanças na rotina das pessoas. Nesse contexto de estresse e ansiedade, uma dúvida comum é como manter a saúde mental.

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para enfrentar essa situação da melhor forma possível. É preciso lembrar que esse momento vai passar e precisamos estar fortes para aproveitar os dias melhores, que chegarão, em breve.

Se você quer saber como manter a saúde mental em dia, continue a leitura e confira as dicas que preparei para você!

1. Estabeleça uma rotina diária

Mesmo que muitas mudanças tenham ocorrido na sua vida, manter uma rotina diária é importante, para que você se organize e tenha a sensação de controle. Isso traz mais segurança e conforto emocional.

Portanto, estabeleça e respeite os horários para acordar, dormir, trabalhar e fazer as refeições. Defina algumas atividades, ainda que pequenas, para cada período do dia. Por exemplo, fazer exercícios físicos pela manhã, regar as plantas à tarde e ler um livro à noite. Esse equilíbrio é fundamental para a sua saúde mental.

2. Faça meditação

Meditar é uma técnica excelente para nos mantermos conscientes, focados, presentes e calmos, mesmo sob pressão. Existem meditações, até mesmo, para problemas específicos, como falta de sono, ansiedade e pensamentos negativos. Com a mente silenciosa e calma, conseguimos executar as tarefas cotidianas com coerência, sem acumular emoções negativas.

Ao aprender a controlar nossos pensamentos, somos capazes de separar o que é bom e ruim. Com tranquilidade, podemos permanecer em ocasiões estressantes por mais tempo e conseguimos lidar com situações de conflito. Isso acontece porque a meditação desenvolve uma espécie de camada protetora na nossa mente.

3. Tenha cuidado com o excesso de informações

A todo momento, surgem novos casos confirmados sobre o coronavírus, além de outras notícias referentes ao que acontece no Brasil e no mundo. Apesar de ser importante se manter atualizada, o fluxo constante de informações gera preocupação e estresse.

Percebeu que os sites e a televisão estão aumentando a sua ansiedade? Tente se informar apenas em momentos específicos, no máximo duas vezes por dia. Foque naquilo que é mais relevante e consulte apenas fontes confiáveis.

4. Faça pequenas pausas

Fazer todas as atividades, de maneira contínua, pode parecer produtivo, mas, na verdade, não é. Para que o nosso cérebro trabalhe melhor, é importante que ele tenha momentos de descanso. Sem fazer pequenas pausas durante o dia, podemos chegar à exaustão, pois nossa mente entrará em um nível de esgotamento. Por isso, pare, respire, faça uma pequena caminhada ou um alongamento, antes de voltar a trabalhar.

Agora que você sabe como manter a saúde mental, não deixe de colocar as dicas em prática. Isso é importante para passar por esse momento turbulento, de maneira saudável. Lembre-se de que é importante não se cobrar o tempo todo e, às vezes, é necessário desacelerar e buscar atividades mais relaxantes.

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