Muito tem se falado sobre a importância de conhecer a si mesmo para obter mais sucesso e tranquilidade nessa nossa vida tão agitada. Mas você sabia que o autoconhecimento pessoal também é fundamental no seu ambiente profissional?

Esse conhecimento aprofundado acerca de suas características, aptidões e limites é essencial, inclusive, desde o momento da escolha da sua profissão. Imagine-se, por exemplo, optando pela carreira de médico, quando você não tem o perfil necessário para lidar com os procedimentos médicos? Será uma carreira sem sucesso, não é verdade?

Nos cargos de liderança, o autoconhecimento pessoal também é bastante desejado, tendo em vista que ele é capaz de orientar não apenas ao profissional que lidera, como também toda a sua equipe.

Assunto interessante, não é mesmo? Então, vamos prosseguir!

Como o autoconhecimento influencia positivamente na sua carreira?

Ao entender como você realmente é, a sua capacidade de valorizar os seus pontos fortes (e minimizar os fracos) aumenta, elevando as suas chances de se destacar no mercado de trabalho.

É como acontece com a sua imagem: quando você sabe a roupa que fica bem em seu corpo, o que destaca o que tem de mais bonito e o que disfarça aquilo que não quer mostrar, o resultado final é mais harmônico e satisfatório — não apenas para você, mas também para quem vê.

Reconhecer o seu potencial e trabalhar da forma que o desenvolve ainda mais só é possível por meio desse autoconhecimento. E, a partir daí, o caminho para a realização dos seus objetivos e seu crescimento se torna mais fácil e claro.

Como conquistar o seu autoconhecimento?

Acredite, essa é uma tarefa tão importante quanto desafiadora. Conhecer a si mesmo é um trabalho que leva uma vida inteira, afinal, estamos em constante transformação.

Um bom caminho a seguir para se autoconhecer é tentar descobrir quais são as suas convicções, o que move você (dentro e fora do ambiente de trabalho), quais as atividades e posturas que causam desconforto e o que o deixa extasiado.

Traçando esse perfil, você será capaz de antever algumas das suas reações e se ajustar com mais desenvoltura em cada cenário — atitudes fundamentais para quem busca uma liderança de sucesso.

Como ele pode ajudar a equipe?

Como eu disse na introdução deste conteúdo, o seu autoconhecimento, como líder, será capaz de auxiliar toda a sua equipe de trabalho. Em primeiro lugar, conhecer a forma como você lida com as situações vai ajudá-lo a se controlar melhor em uma situação de estresse. Sabendo, por exemplo, que o atraso nos prazos o deixa completamente descontrolado, você já chegará à reunião buscando minimizar o estrago e controlando a sua reação.

Apenas essa postura mais centrada e prudente já é capaz de ajudar a sua equipe, tendo em vista que um gestor “fora dos eixos” pode desorientar todo o time, não é mesmo?

Além disso, é possível perceber a partir dos gestos e atitudes que uma pessoa trabalha o seu autoconhecimento — e essa é uma característica muito admirada. Você poderá ser um exemplo positivo para os seus colegas e contar com uma equipe mais dedicada e aberta ao diálogo e à busca da resolução dos problemas.

Ou seja, desenvolver o autoconhecimento pessoal traz grandes benefícios à nossa carreira, mas, principalmente, nos fortalece como seres humanos em todas as esferas de nossa vida.

Por meio do autoconhecimento, outro cenário bastante evitado no ambiente de trabalho é a competitividade. Vale a pena conferir com ela se desenvolve.