ambiente de trabalho mais diverso

Criar um ambiente de trabalho mais diverso é essencial para qualquer organização que busca melhorar sua imagem no mercado e se tornar mais competitiva.

Reunir profissionais de grupos específicos — seja LGBTI+, negros, pessoa com deficiência — vai muito além de apenas cumprir esse papel na sociedade, mas sim de contar com pessoas competentes, capacitadas e que podem proporcionar grandes resultados para o negócio.

Quer entender os benefícios de contar com colaboradores que fazem parte de culturas distintas e como implementar essa diversidade de forma eficiente? Leia este conteúdo que preparei para você!

Quais são as vantagens de proporcionar um ambiente mais diverso na empresa?

Vários são os benefícios usufruídos pela organização quando ela busca promover a inclusão e diversidade no ambiente laboral. Veja os principais!

Atração e retenção de talentos

Cada dia que passa, os melhores profissionais do mercado optam por seguir carreira nas instituições reconhecidas pelo incentivo à diversidade. Isso leva à retenção de talentos considerando que a empresa terá um banco de candidatos mais qualificado para preencher as vagas disponíveis.

Minimização dos conflitos

A expectativa é que os conflitos sejam reduzidos quando o respeito pela diversidade se torna uma política da organização, já que essa prática leva a uma convivência mais respeitosa e a um clima mais saudável, fazendo com que os funcionários estejam preparados para superar qualquer divergência que aparecer na rotina.

Melhora dos resultados

Quando os integrantes da equipe se sentem valorizados e aceitos dentro da empresa, eles ficam mais motivados e engajados a produzir, levando a empresa ao topo e atingindo os melhores resultados.

Promoção da imagem do negócio

Cumprir o papel social por meio da inclusão de profissionais com culturas diferentes é primordial para que a empresa consiga estabelecer uma boa imagem no mercado.

Como aplicar um ambiente de trabalho mais diverso?

Existem algumas estratégias fundamentais para que a empresa seja referência em diversidade. Conheça algumas delas!

Preze por um recrutamento inteligente

A constituição de um time diverso precisa começar no processo de recrutamento e seleção. Nesse caso, os responsáveis devem estar preparados para procurar por variados perfis profissionais, colocando a inclusão como prioridade.

Estabeleça uma comunicação eficiente

É preciso intensificar os canais internos de comunicação para tratar de assuntos relacionados à diversidade, com a finalidade de transmitir valores e ideias no ambiente organizacional. Para isso, é possível contar com muitas opções de ferramentas que permitirão que os profissionais tenham mais liberdade em apresentar ideias, sugestões e críticas.

Crie programas de inclusão

Esse programa pode ser criado como forma de desenvolver uma oportunidade de pessoas que têm dificuldades de se inserir no mercado de trabalho e exercer sua profissão com todos os direitos garantidos na legislação vigente.

É importante ressaltar que, no caso de Pessoa Com Deficiência, a norma estabelece que toda companhia com 100 ou mais colaboradores devem reservar 2% a 5% dos seus cargos para esse perfil de profissional.

Desenvolva comitês

Alguns comitês podem ser criados com a finalidade de facilitar a disseminação de ideais que estimulem a diversidade e contribuir para que todo o time conheça as causas defendidas por cada um.

Disponibilize treinamentos

O oferecimento de treinamento pode modificar a maneira como os funcionários pensam ou agem em relação às diferenças encontradas no dia a dia de trabalho, além de apresentar soluções para que saibam lidar com isso de forma respeitosa e empática.

Pode acontecer que a marca passe por certos problemas devido a situações de discriminação cometida por alguém da equipe, gerando prejuízos à imagem do negócio. Esse conflito pode ser evitado por meio de um treinamento bem executado.

Conseguiu entender a importância de manter um ambiente de trabalho mais diverso? Outra alternativa é promover palestras que conscientizem os colaboradores sobre como lidar com as diferenças. Nesse caso, é possível contar com um profissional especializado, que vai contribuir para tornar a empresa mais inclusiva.

Quer conhecer o melhor caminho para promover a inclusão e diversidade na organização? Então, entre em contato comigo e veja como é possível criar a melhor estratégia!